quarta-feira, 9 de março de 2016

Realidade Virtual com Sansung Gear VR: minnhas primeiras impressões



Finalmente os óculos de realidade virtual começam a chegar no Brasil. Recentemente, adquiri os óculos Samsung Gear VR e  fiquei entusiasmado com o realismo das experiências. Trata-se de um novo patamar na interação como o mundo virtual, embora seja fácil enganar o cérebro diante de tanta imersão.

Você pode vivenciar situações mais realistas, como ficar lado a lado no palco com os artistas do Circo de Soleil ou da banda U2. Outras vezes você entra num ambiente de game ou numa animação que tenta simular a realidade. Em todos os casos a sensação de "estar lá" é praticamente perfeita se não fosse alguns ruídos da tecnologia.



Experimentei alguns aplicativos que já poderiam ser utilizados na sala de aula caso fossem acessíveis a todos. Em um deles pode-se visitar a Courtauld Gallery com o aplicativo Woofbert, ver detalhes dos quadros e ouvir explicações detalhadas das obras. Que tal ir mais além e entrar, literalmente, numa cena pintada por Van Gogh ( app Night Cafe)?

Interface Night Cafe

É possível visitar várias cidades do mundo usando as bases do Google Street View e Wikipedia (app Streetview VR).  Pode-se ir um pouco mais longe e visitar planetas e constelações (app Star Chart) . Muitas vezes a sensação de estar lá é tão real que não raro sinto vertigem, como por exemplo quando estou na pele de um astronauta que sai do módulo para deslizar no espaço sem gravidade e atrito. Confesso que os passeios pelo espaço são os meus preferidos :)

Outro app interessante é a Casa da Língua ( House of Language), uma aplicação lúdica para treinar palavras e frases mais comuns nos idiomas inglês, alemão ou espanhol em 10 ambientes diferentes: cinema, aeroporto, café etc.

O kit de realidade virtual da Samsung ainda está muito caro, pois os óculos só funcionam com o modelo S6 ou superior. Porém, a diversão e aprendizado paga cada centavo. Uma solução mais em conta e viável para a educação seria usar o Google Cardboard.

Com a queda do preço, o futuro da RV é promissor.  Enfim, as possibilidades são infinitas. Com certeza muita coisa interessante deve vir por aí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário